PSGFutebol Internacional

Para onde vai Neymar? Astro quer voltar ao Barcelona, mas enfrenta dificuldades

O cenário no Paris Saint-Germain (PSG) está se tornando cada vez mais tumultuado, além de Kylian Mbappé, outro astro da equipe deseja deixar o Paris. Trata-se de Neymar, que de acordo com informações do jornal ‘L’Équipe’, teria anunciado à diretoria do clube francês sua intenção de sair do Parque dos Príncipes nesta janela de transferências.

A situação de Neymar é complexa, para dizer o mínimo. Há apenas um ano, era o próprio PSG que buscava sua saída, enquanto o atleta optou por permanecer. No entanto, agora que o presidente Al-Khelaïfi parecia inclinado a mantê-lo, é o próprio jogador que busca uma saída.

O principal destino de interesse do craque é o seu ex-clube, o Barcelona, mas a possível chegada de Neymar a Catalunha não deverá ser fácil. De acordo com informações apuradas pelo jornal espanhol Marca, o seu ex-companheiro de Barcelona e atual treinador da equipe Xavi Hernandez não vê com bons olhos o negócio.

A preocupação do treinador está de acordo com elementos extra campo envolvendo o jogador brasileiro. Xavi, que compartilhou vestiário com Neymar em sua época de jogador, considera que a chegada do astro poderia perturbar o ambiente positivo no vestiário do Barcelona. Além disso, o treinador parece estar mais favorável a contratação de Bernardo Silva, para reforçar o ataque do time.

Outra complicação diz respeito ao aspecto financeiro. Atualmente a extensão do contrato de Neymar com o PSG (quatro anos com salário bruto de 30 milhões de euros por temporada) é uma barreira para sua volta ao Barcelona.

Neymar enfrenta clima tenso com torcedores

Após muita festa em sua chegada e grandes expectativas não correspondidas nos anos seguintes atuando pela equipe, Neymar passou a ser mal visto por parte da torcida do PSG. O fato é um dos motivadores da decisão do jogador por deixar o clube.

Nesse sentido, vale lembrar que em maio torcedores radicais do PSG cercaram sua casa, pedindo sua saída. Neymar teria compartilhado com pessoas próximas que sente que o clube não está fornecendo proteção suficiente para seus jogadores.

Apesar disso, as chances reais para a saída de Neymar acontecer são relativamente baixas. O alto valor de salário e custos da transferência são alguns dos maiores empecilhos para sua saída. Mas não são os únicos, a série de lesões sofridas pelo craque os fatos “extracampo” envolvendo sua vida pessoal também tem peso determinante no futuro dele na temporada 2023/2024.

“Neymar está determinado a voltar ao Barcelona seis anos depois de sair”, como afirma o ‘L’Équipe’, resta saber se o clube Catalão está disposto a “repatriá-lo”, assumindo o bônus e o ônus de lidar com o craque brasileiro.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo